sábado, 1 de dezembro de 2012


Desatento ou lerdo? Eis a questão



Às vezes o meu déficit de atenção me é favorável, de desviar a minha atenção às coisas que aparentemente são obvias, das coisas monótonas. Já vi cada coisa que às vezes nem acredito que sou capaz de enxergar. Estou sempre em um lugar privilegiado e, dependendo do meu humor, eu jogo para escanteio essa coisa de "ponto de vista" e vejo o que os meus olhos (esse sentido autoritário) me fazem ver. Daqui, quase toda sexta-feira tento ver um por do sol, que tenta se mostrar entre as fretas de uma janela, entre os blocos maciços de concreto, que refletem a minha paixão pelo observar. Vejo os pássaros defecando sobre os carros; o vento que leva os papeis de bala; sinto o cheio do mar que fede; vejo pedras sobre madeira. Pássaros de cor acinzentada urgem como leões famintos, peixes que pulam para fora d'água para comer e nós, onde ficamos nessa história?

Acho que sou tão destruído que não sou capaz de observar os meus semelhantes, por isso preciso de um esforço e de um estímulo e, muito provavelmente, por isso que eu prefiro as vezes observar o mar, as pedras, os pedaços de madeira, coisas que são inanimadas. Quando observamos algo, alguém ou alguma coisa estamos dando sentido ao que vemos, estamos ligando o canal do sentimento ao que é material. Quando vejo um programa chamado "Trato feito" (no canal History cannel), é uma das coisas que mais vejo: pessoas que estão ligadas a coisas e que não se desfazem delas, pois tem um valor de troca inestimado ou por terem criado uma relação intrínseca com ela e acabam por não se desprenderem.

Quando me faço essa pergunta ( desatento ou lerdo) eu na verdade já sei a resposta e, provavelmente quem me conhece já adjetivou-me com um desses. Na verdade acho que sou uma mistura dos dois, sou tão lerdo quando desatento e tenho certeza que sou muito bom no que faço. Quando vou descrever algo, alguém ou alguma coisa julgo importante ser desatento, pois se imprimir uma atenção muito grande no que pretendo fazer, corro um grande risco de não conseguir faze-lo e se o fizer com uma demasia rapidez, então corro o risco de que saia uma bosta. Então caro leitor, faço das palavras de Kurt Cobain em sua música "come as you are" as minhas: "Take your time, hurry up,The choice is yours, don't be late". Que o tempo vos abençoe e que o seu despertado lhe acorde amanha !

Nenhum comentário:

Postar um comentário